top of page
Buscar

[RESENHA] - LOGAN - You still have time

  • Smokier Sage
  • 6 de mar. de 2017
  • 5 min de leitura


Quando se falava em outro filme do Wolverine grande parte dos fãs torciam o nariz, com motivos, os outros filmes têm seu valor, mas em geral, nunca agradou os fãs. Quando foi divulgado que a história seria sobre o Velho Logan, uma fagulha de esperança surgiu, todo o material de divulgação apontava para o melhor filme de todos os da franquia X-men, ou mesmo da franquia Wolverine. A escolha do filme ser diferente parece ter surgido de Hugh Jackman, em uma entrevista ele conta ter levado a ideia ao diretor e aos grandes da FOX.


O filme se passa muito tempo no futuro, após o X-men Apocalipse, com um Logan veterano, após uma vida de batalhas. Os mutantes nesse mundo foram extintos, após algo que aconteceu antes do início do filme, provavelmente no citado incidente Winchester. A interação entre os atores pareceu ser bem natural, Hugh Jackman e Patrick Stewart interagem muito bem em cena, talvez por tantos anos trabalhando juntos, é compreensível o amor e o apresso que Logan nutre por Charles, isso é notado em nuanças do roteiro. O filme introduziu Dafne Keen no papel de Laura, seu primeiro papel em um Blockbuster, ela rouba a cena em muitos momentos, tanto em ação, quanto em emoção. O filme é muito fechado em seu próprio filme, referenciando os outros filmes, mas bem fechado na história em que se propõe a contar, é um filme que fala sobre tempo, sobre como o tempo marca um indivíduo, falando também sobre relações humanas (ainda que os personagens principais não sejam “humanos”). É um dos melhores filmes de super heróis dos últimos tempos.


A fotografia lembra muito a de Mad Max, a fotografia apresenta um mundo melancólico e depressivo, ajudando na imersão maior no mundo do filme, a direção de câmeras foi executada com excelência, sendo sugestivas as vezes e explicitas em muitas outras, mas o essencial está lá, ela captura sempre as expressões dos atores, evidenciando os sentimentos essenciais.


[ABAIXO RESENHA COM SPOILERS]


Infelizmente tomei spoilers um dia antes de assistir ao filme, revelando todos os principais plots da trama, sobre quem morre e sobre quem é Laura, ainda que eu soubesse, pois como conheço a origem da X-23 nos quadrinhos sabia que o filme não seria muito diferente, não estragou o filme, mas tirou a surpresa do final, se você chegou até aqui e ainda não viu o filma, pare agora e vá assistir o filme.


Vamos lá, o filme começa mostrando como Logan está, nos situa sobre o mundo em que o filme se passa, não entendi muito bem a relação entre Logan e Caliban, na verdade, a relação entre Caliban e Charles, achei que o motivo de terem o colocado foi por seus poderes, não soou gratuito, acho apenas que poderiam ter colocado alguém com mais proximidade a Xavier (poderiam ter colocado Magneto, acho que faria mais sentido), fica subentendido que a extinção dos mutantes os aproximou. Achei interessante a introdução rápida de Laura, acreditei que fossem “enrolar” para revelar, mas até que foram rápidos com a resolução desse plot. A violência visual do filme está fantástica, Wolverine e X-23 fatiam, rasgam o filme inteiro, até porque se os personagens possuem garras de Adamantium, elas têm que fazer mais estrago que cortar paredes de ferro/aço, ou então fatiar homens borracha.


Os vilões são a parte mais esquecível do filme, não possuem carisma o suficiente, mas não estragam o filme, são apenas vilões genéricos em um filme (me perdoem o vernáculo) f*da pra car*lho. O vilão algumacoisaPierce é fraquíssimo e sua morte foi muito aplaudida por mim no cinema, já o Dr. NinguémSeImporta passa tão aleatório que nem me lembro de sua morte.


A morte de Xavier foi impactante, ele quase morreu achando que Logan havia o matado (pesadíssimo), a introdução do clone de Logan me deixou confuso na hora, estava achando que era o Dentes de Sabre, até que entendi que era um clone. O clone foi uma ideia interessante, no começo achei ser gratuito, mas lembro agora que em dado momento do filme, aparece o clone (não inteiro) mas partes dele em um recipiente parecido com o que o Wolverine é “feito”. Pra mim não ficou muito claro o motivo deles estarem matando as crianças, o que imagino, é que o motivo foi a criação de clones. Ainda que a morte de Xavier estivesse clara nos trailers a cena é triste e é difícil não se emocionar com seu enterro, ainda mais minha geração que cresceu com esse Xavier, esse Xavier Raiz, careca e simpático. Toda a parte Road movie do filme estava sensacional, as interações de família estavam muito divertidas e quando isso acaba o filme tem uma mudança significativa de tom, passando a ser ainda mais dramático, mas sem ser dramalhão, Logan põe em pratica tudo que aprende no primeiro pedaço do filme.


As crianças foram uma excelente porta deixada aberta para continuações, tanto Laura quanto as outras crianças sustentariam um filme com a X-23 como protagonista. Laura está desenvolvida o suficiente para sustentar um filme. Neste momento de apresentação do local das crianças, no Éden, acontece a retomada do herói, juntamente com sua clássica barba, há o ultimo sacrifício de Logan, sacrifica sua vida por Laura e em seus momentos finais sente o que é o amor verdadeiro, o amor de pai e filha. Neste momento, igual Rei leão, Laura fica chamando Logan de Papai, sendo a facada final no coração dos fãs que já estavam em lágrimas, e a girada final da faca acontece quando Laura vira a cruz de Logan a transformando no X. Lágrimas, lágrimas.


Hugh Jackman finaliza a franquia com chave de ouro, as ideias que ele trouxe (como o Adamantium se soltando no corpo de Logan, devido a idade seu fator de cura diminuiu, não segurando mais a toxina) abrilhantaram e acrescentaram muito para o filme, Jackman sempre será o Wolverine, foi talvez, seu papel mais marcante no cinema, ver sua preocupação com o último filme, mostra o carinho que ele nutre por esse personagem. E ainda bem que ele definiu que esse é seu último papel como Wolverine, seria péssimo uma aparição dele como Wolverine em um filme do Deadpool, depois de algo tão f*da e profundo como foi esse filme seria destoante sua aparição em um filme de comédia, bom, aceitaria se ele estivesse com o uniforme clássico.

Esse foi um filme marcante para as adaptações de quadrinhos para o cinema, acredito que devido ao seu sucesso em bilheteria e critica, a indústria de filmes irá mudar após o sucesso de Logan e acho que é uma excelente chance da FOX começar a acertar em seus filmes. Hugh Jackman vai deixar saudades, assim como todo o elenco clássico dos X-men.

Comments


DESTAQUES

Torrada Cósmica

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page