[RESENHA] Joy - O Nome do Sucesso, uma história de altos e baixos
- Adrisson H
- 2 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Trabalho, dois filhos, uma mãe que não sai da frente da televisão, um pai que não apostava muito em suas ideias, uma meia irmã, um ex-marido que mora em seu porão, uma grande amiga e uma avó que acreditava no seu sucesso, essa era a vida de Joy.
O filme dirigido por David O. Russell traz novamente o trio de sucesso de seus outros filmes "Trapaça" e "O Lado Bom da Vida". Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro dão vida a Joy Mangano, Neil Walker e Rudy respectivamente, além deles, grandes nomes como Edgar Ramírez, Dascha Polanco e Diane Ladd estão no elenco.
"Joy - O Nome do Sucesso" conta a história de Joy Mangano, inventora responsável pela criação do “Miracle Mop” em 1990, um utensilio doméstico prático e durável. Sua infância, família, idas e vindas até chegar ao sucesso são retratados no filme.

Bom, confesso que estava ansioso para ver mais uma atuação da maravilhosa Jennifer Lawrence no cinema, e quanto a isso, não fiquei decepcionado com a Joy. Pode-se realmente se envolver com a personagem, torcendo para que cada passo para o sucesso dê certo e acabamos sofrendo um pouco quando as pedras surgem em seu caminho. Robert De Niro (Rudy) está ótimo, como sempre, no papel de pai da Joy. Um personagem que chega a dar raiva junto com Elisabeth Röhm (Peggy), irmã da protagonista.
As partes que julgo como descartáveis, são os sonhos que Joy teve com a novela de sua mãe. As aparições das cenas em preto e branco chegam a ser "chatas" e não afetam o roteiro do filme, apenas mostra o que sua mãe assistia dia e noite. Outro ponto relevante é a falta de envolvimento maior dos personagens de Edgar Ramírez e Diane Ladd durante o filme. Mimi e Tony certamente são os personagens que te conquistam depois de Joy. No início Tony pode parecer até um ex-marido encostado do pé de Joy, mas com a evolução da história vemos o grande amigo que ele é. Mimi começa e termina narrando a história de sua neta, deveria ter sido um pouco mais explorada no longa.
No geral, "Joy - O Nome do Sucesso" é um ótimo filme com excelentes atuações, que acabou rendendo a Jennifer Lawrence sua quarta indicação ao Oscar, que aconteceu no ultimo dia 28 de fevereiro em Los Angeles. Jenn não levou a estatueta, que acabou ficando para Alicia Vikander pelo filme "A garota dinamarquesa ".
Para quem já viu o filme, confira este vídeo de 1996, com Joy Mangano apresentando sua primeira invenção de sucesso, o "Miracle Mop":
Comments